O propósito deste glossário é contribuir para a utilização mais precisa de termos e conceitos nas áreas de Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos e Desenvolvimento Organizacional. Ele está longe de ser completo nem pretende estabelecer padrões. É apenas o resultado de experiências em consultoria e treinamento onde frequentemente surgem aquelas perguntas: "... mas o que quer dizer ...? "O que significa ...? "Qual a diferença ...?"

Alguns termos são definições do próprio autor, outros são adaptações e outros são transcrições de diversas fontes, geralmente especializadas. Quando termos têm vários significados diferentes foram considerados somente aqueles que têm relação com as áreas de atuação da empresa. A tradução para o português das fontes em outra língua (inglês ou alemão) foi, por vezes, literal, por vezes, uma interpretação do autor. A preocupação do autor não foi tanto a precisão linguística e, sim, a aplicabilidade e o bom senso.

Este glossário, como qualquer outro, está em evolução. Desde a sua primeira versão, distribuída em 1999, teve uma ótima retroalimentação. Muitos usuários, nos mais diversos ramos de atuação, contribuíram para o seu aprimoramento. A última atualização é de agosto.de 2022
Envie o seu feedback para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O Glossário MPP foi elaborado por Peter Pfeiffer.

2016 © Sisaag.